Violência no trânsito

O melhor caminho para uma viagem segura

"

Alguns motoristas podem ficar em dúvidas, de como agir na estrada quando o movimento de caminhões é intenso. É o caso da estudante Dionara Daros, 40 anos. Ela explica que muitas vezes em que viaja não costuma dirigir, mas quando assume o volante já teve algumas dúvidas.

_ Tem vezes que a gente vê dois, três ou até mesmo quatro caminhões, um atrás do outro. Aí fica sempre naquela dúvida, vou ou não? É difícil saber a hora de ultrapassar sem riscos _ conta Dionara.

Em casos como o de Dionara, ultrapassar apenas na hora em que sentir segurança, é unanimidade entre os especialistas.

_ O conselho é o mesmo sempre, sempre: só ultrapassa se tem certeza, espaço, motor, e local seguro. A gente sempre recomenda para evitar declives e nunca fazer manobras de ultrapassagem em locais proibidos, porque geralmente eles denunciam uma curva ou um declive nos próximos metros _ destaca Elbio Vargas, diretor de ensino e instrutor do Centro de Formação de Condutores em Santa Maria.

Liana Comassetto, inspetora-chefe da PRF em Santa Maria também faz este lembrete, além de outros, que conforme ela podem parecer repetitivos mas são essenciais, assim como o especialista em acidentes de trânsito, Mauri Adriano Panitz. O Diário reuniu dicas e alertas dos três, para que todos os motoristas tenham segurança na hora de pegar a estrada:

- Lembre-se sempre: uma ultrapassagem é a manobra mais perigosa e depende sempre do espaço e de tempo que o motorista pode contar. Caso o motorista tente fazer a ultrapassagem e percebe que não terá tempo deve sempre recuar.

- Sempre verifique a distância: quando mantém espaço atrás de um caminhão _ um espaço equivalente ao tamanho do seu próprio veículo _ o motorista terá maior visibilidade na hora de ultrapassar. Quanto maior a distância mantida, melhor será seu campo de visão. 

- Certificar a distância dos veículos que estão atrás de você também é importante _ nunca se sabe quando será necessário recuar, em uma tentativa de ultrapassagem. Na hipótese de chegar a entrar na pista contrária e ver outro veículo, o motorista só pode recuar se tiver espaço.

- Sinalizar sempre! Na hora de ultrapassar é sempre indispensável sinalizar. O motorista da frente ao ver a sinalização pode ceder o espaço para ultrapassagem, ou responder com um sinal de luz, caso veja que o momento não é adequado.

- Se for ultrapassar, evite o declive: nas descidas os caminhões, por serem mais pesados, costumam ganhar mais velocidade. Por isso é importante esperar a estrada estar reta para fazer a ultrapassagem.

n Atenção na infração: vale sempre lembrar que ao fazer uma ultrapassagem é necessário aumentar a velocidade. Também é preciso se certificar se o seu carro está andando em uma velocidade que permite uma manobra de ultrapassagem e tem motor para isso. Vargas recomenda: pelo tamanho grande, algumas vezes as pessoas têm a impressão de que eles não são rápidos, mas na hora de passar não conseguem dar conta.

- Só em último caso: Vargas lembra que na hora de ultrapassar dois ou mais caminhões é preciso verificar se há espaço entre eles caso seja preciso recuar entre um e outro. Ele ainda lembra que se as manobras são feitas em locais permitidos, dificilmente o motorista será surpreendido por outro veículo em sentido contrário. Caso isso aconteça, algum dois dois deve ceder: "se frear demais o carro pode capotar, ou o caminhão tomar, mas se for para o acostamento, corre o risco de bater ou cair em um barranco". Nestes casos, um dos motoristas deve sair para fora da pista, pelo acostamento e se possível, sinalizar ao outro, para que os dois não saiam e não termine em colisão.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mulher morre após ser atropelada na frente de casa em Santa Maria

Próximo

Homem é flagrado dirigindo embriagado em Santa Maria

Geral